Anvisa confirma o segundo caso de malária em embarcações no Porto de Santos
O segundo caso de malária em navios atracados no Porto de Santos. O novo caso de malária foi identificado em um tripulante filipino da embarcação Common Galaxy, também de bandeira das Ilhas Marshall. e proveniente da Costa do Marfim.
Segundo informações da Anvisa, o tripulante em questão, apresentando febre, dor no corpo, dificuldade de respirar e dormência nas mãos, foi desembarcado no último sábado (7) para atendimento médico-hospitalar e também permanece internado.
A Anvisa determinou a desinsetização das duas embarcações onde os casos de malária foram registrados e a testagem dos demais tripulantes, o que ainda não ocorreu devido ao mau tempo, impossibilitando a ida a bordo da equipe laboratorial.
De acordo com a Anvisa, ambos os casos já foram devidamente notificados para a autoridade portuária e vigilância epidemiológica municipal e estadual para as demais providências pertinentes.
Entenda o caso
Um tripulante filipino, de 27 anos, foi internado na Beneficência Portuguesa, em Santos, após ser diagnosticado com malária. O profissional estava em uma embarcação nigeriana, atracada no Porto de Santos, quando começou a se sentir mal, com febre, dor de cabeça forte e fadiga.
Em nota, a Autoridade Portuária de Santos (APS) informou que comunicou aos órgãos competentes um caso positivo de tripulante com malária na embarcação Genco Picardy DUV 29086/2024, proveniente da Nigéria, de onde saiu em 20 de junho.
“Solicitamos para a embarcação realizar a avaliação clínica e testagem dos demais tripulantes e desinsetização da embarcação por empresa. Assim que recebeu email da Anvisa informando o caso, a Autoridade Portuária de Santos fez seu papel como ponto focal de repassar aos órgãos de saúde municipal, estadual e ao terminal de atracação (CLI) a ocorrência de doença a bordo”.
Por fim, a APS se colocou à disposição para facilitar todas as ações dos órgãos de saúde.
fonte: santaportal.com.br